Bem vindo ao PromoForum !

Primeira vez no aqui ? Cadastre-se e receba informações dos melhores preços em tempo real! Desde 2013, somos o primeiro portal colaborativo de descontos da internet brasileira. Aqui você conversa sobre lojas, encontra promoções, faz pedidos de menores preços e muito mais !

O que é PagSeguro ? Como Funciona ?

Discussão em 'Meios de Pagamento' iniciado por Daniel, 9/9/14.

  1. Daniel

    Daniel Administrador
    Moderador

    Mensagens:
    960
    Curtidas Recebidas:
    128
    stc.pagseguro.uol.com.br_pagseguro_i_logos_logo_pagseguro200x41.png
    O PagSeguro surgiu em 2007, quando a UOL comprou um serviço chamado BRpay e remodelou o serviço. Na época haviam poucas possibilidades de compras por métodos eletrônicos no Brasil, então o site foi crescendo em proporções absurdas ( obviamente por pertencer ao serviço do UOL ) até tornar-se o maior sistema genuinamente brasileiro de pagamentos. Vale ressaltar que ele não é o maior do Brasil, uma vez que o Paypal entrou com tudo no nosso país, criando escritórios e montando equipes. De qualquer forma, o PagSeguro oferece soluções para vendedores informais e lojistas que são menos burocráticas e mais acessiveis que várias soluções do Paypal.

    É seguro usar o PagSeguro?

    O sistema deles é super seguro e não conheço caso de fraude direta nos sistemas de pagamentos ou retiradas deles. Possuem um sistema de verificação de identidade manualmente para pessoas que querem operar valores mais altos. Vendedores ou compradores possuem algumas vantagens ao usar os serviços e, muitas vezes, a taxa cobrada pela empresa geralmente vale muito a pena.

    A proposta do serviço é simples e, quase na grande maioria das ocasiões, funciona muito bem. O vendedor recebe o pagamento quando o comprador receber a encomenda.

    Quais as vantagens e desvantagens de usar o PagSeguro ?

    Essa área é interessante ser dividida em duas partes:

    Vantagens para os compradores
    • Possibilidade de pagamento parcelado (com juros).
    • Variedade nas formas de pagamento.
    • Liberação do pagamento apenas mediante recebimento da encomenda.
    • Caso haja algum problema, possibilidade de intermédio do próprio PagSeguro para avaliação da situação.
    Vantagens para os Vendedores:
    • Mesmo que o cliente pague parcelado, o vendedor recebe a vista.
    • Taxa para o uso do serviço super acessível (09/09/2014 é de 6% do valor da compra, mas pode variar).
    • Você vende com mais facilidade aos desconfiados, já que seu cliente não precisa confiar cegamente em você. Uma vez que a política de recebimento de valores do site o protege contra fraudes.
    • Caso haja algum problema, possibilidade de intermédio do próprio PagSeguro para avaliação da situação.
    Desvantagens para os compradores:
    • O tempo para reembolso pode demorar um tempo razoável caso ocorra algum problema com sua compra.
    • A taxa de juros pode deixar o valor do produto um pouco alto em relação ao valor a vista.
    • Mesmo com as políticas do site que protegem o comprador, o vendedor pode tentar passar a perna (explicação abaixo).
    • O prazo para contestar sua compra e receber seu dinheiro de volta pode não ser suficiente até validar o produto completamente.

    Desvantagens para os vendedores:
    • O tempo para liberação do dinheiro de uma venda é de até 15 dias.
    • Mesmo com as políticas do site que protegem o vendedor, o comprador pode tentar passar a perna (explicação abaixo).
    • Dependendo do valor do produto, a taxa cobrada pelos serviços pode tornar a venda inviável.

    Como funciona o sistema de disputas do PagSeguro?

    Considerando que haja honestidade de ambas as partes, caso o comprador receba um produto com algum problema ou avaria, ele pode negociar diretamente com o vendedor uma melhor forma de solução.
    Caso o vendedor hesite em ajuda-lo, ele pode abrir uma disputa junto ao site em que ele registra o problema ocorrido com a encomenda. Como dito, para que haja reembolso, é necessário que a abertura dessa reclamação seja feita em até 14 dias após o pagamento. Se feita depois desse prazo, o vendedor tem o poder de fazer ou não o estorno.
    Após a abertura da disputa, haverá um prazo ( geralmente de 10 dias) de acordo entre o comprador e vendedor em que ambos podem conversar para tentar chegar num consenso. Sempre que a outra parte faz uma replica na sua mensagem, você tem a encerrar o caso para resolve-lo.
    Uma vez que não haja encerramento, a equipe do PagSeguro irá solicitar alguns dias para a análise da compra, do pagamento e de todo o histórico que ambas as partes discutiram na disputa e, dessa forma, eles terão autonomia para encerrar o caso dando preferencia para o lado que acharem mais coerente ou solicitarão outros comprovantes para a análise de quem será o beneficiado na disputa.

    Problemas que o serviço pode trazer

    Apesar de políticas diversas para proteção de ambas as partes, é preciso ter cuidado pois ainda assim existem formas de ser enganado por uma pessoa utilizando o serviço e não ser possível comprovação de sua verdade.
    O PagSeguro tem uma área de análise de disputas que, cautelosamente, analisa as histórias e cede ou não o direito de reembolso para o cliente. Caso o cliente solicite reembolso após 14 dias da data do pagamento, mesmo que ele ganhe a disputa, o site não faz o reembolso do valor e, por outro lado, caso o vendedor faça a venda e envie o produto corretamente, pode ser que o comprador conteste a compra e, na falta de provas, o valor é reembolsado.

    O PagSeguro possui uma politica de 45 dias para contestar uma compra sendo que o direito de recebimento de valore é limitado a 14 dias, ou seja, a garantia do produto não é coberta pelo site, apenas o pagamento e recebimento do item.

    Assim como qualquer serviço de pagamento, o site nunca toma prejuízo, ou seja, se o comprador recebeu um reembolso é devido ao fato do vendedor ter tido seu saldo subtraído.

    Dicas para não ser enganado no PagSeguro
    • Use a tecnologia para filmar todo o empacotamento e o desempacotamento de encomendas, identificando na caixa a natureza do envio/recebimento, para provar que a encomenda é aquela mesma. Antes do envio nos correios, tire mais uma foto da caixa com os selos e código de rastreio para ajudar na comprovação. Dessa forma, caso haja alguma disputa futuramente, o vídeo pode servir de provas que o produto foi embalado corretamente ou que foi recebido com problemas.Nunca venda produtos ou serviços on-line.
    • O PagSeguro não protege transações online, logo, e-mails, conversas ou qualquer outra prova eletrônica não servirá como provas de entrega.

    O SAC do PagSeguro, funciona?

    Sim ! Certa vez, precisei entrar em contato com o atendimento para esclarecer algumas dúvidas que eu tinha referentes aos pontos expostos na parte de dicas e, mesmo sendo algo que não beneficia o serviço pelo fato de ser "falho" para o vendedor, a atendente tirou todas as minhas duvidas de forma clara e precisa.
    Fui atendido de forma rápida também.


    Concluindo, aproveitem esse tópico para discutir sobre o serviço, compartilhando experiências positivas e negativas que tiveram com eles.
     

Compartilhe esta Página