Bem vindo ao PromoForum !

Primeira vez no PromoForum ? Cadastre-se e receba informações dos melhores preços em tempo real! PromoForum é o primeiro portal colaborativo de descontos da internet brasileira. Aqui você conversa sobre lojas, encontra promoções, faz pedidos de menores preços e muito mais !

Impotante !! Descubra se uma loja é confiável em 4 passos

Discussão em 'Sites Nacionais' iniciado por Daniel, Novembro 21, 2014.

  1. Daniel

    Daniel Administrador
    Moderador

    Mensagens:
    952
    Likes:
    126
    ba5137420c54bf2d4356_5030201674c729b9ee184c866197d6e1.r57.cf1.aea75ba0815166d8f2ba9ba5959e5929.jpg

    [JUSTIFY]Bom dia pessoal,

    Como qualquer outra evolução, o e commerce brasileiro não está livre de ser alvo de um crescente número de tentativas de algumas pessoas de má fé se aproveitarem do novo perfil de consumidores que a internet vem ganhando. Dessa forma, é preciso resguardar-se ao máximo no momento de euforia ao achar um excelente preço em algum item (seja bug ou promoção for do normal).

    Dessa forma, resolvi elencar em tópicos algumas formas de avaliar a confiabilidade de WebLojas. Espero que seja útil.


    1 - Pesquise a loja nos sistemas de reclamação da internet

    upload_2014-11-21_11-40-18.png
    Fazer uma busca no Reclame Aqui é essencial para qualquer compra. Mesmo quando a loja é confiável, ainda é importante analisar como vai o nível de reclamações da mesma. É indispensável que você leia o tópico de Como avaliar uma loja no Reclame Aqui, onde mostro alguns pontos a serem considerados no processo de análise.

    Como dito no tópico citado no paragrafo anterior, a quantidade de reclamações pode refletir o tanto de vendas da loja e não que ela é uma loja ruim, portanto, não se abale por isso. Apegue-se no percentual de casos resolvidos e no teor das reclamações (tem gente que reclama por besteira).

    Outro portal que também pode ajudar a encontrar opiniões sobre os sites é o http://www.reclamando.com.br/

    2 - Descubra o dono do domínio da loja

    1. Conhece a loja ?
      Preste atenção no Dominio dela ! Quando você acessa algum site clicando em algum link da internet, é importante verificar depois do total carregamento da página se o dominio é realmente do site que está visitando. Por exempplo: o endereço http://ricardoeletro.abcde.com.br não pertence ao site Ricardo Eletro. "ricardoeletro" nesse endereço é um subdominio do site abcde.com.br. O dominio principal sempre antecede o ".com" ou ".com.br" e pode conter traços, que faz com que ele torne-se único ( ricardo-eletro.com.br é direfenrente de ricardoeletro.com.br )​
    2. Não conhece a loja ?
      Um passo importante para definir a confiabilidade de uma loja é descobrir a autoria do site e da empresa. Afinal, caso haja algum problema qualquer em sua compra, é ela que você irá acionar para garantir seus direitos de consumidor. Siga a seguinte ordem:
      2.1 - Acesse o site que deseja fazer a compra, copie a URL que aparece no navegador. (Esse processo, apesar de óbvio, é o mais importante. Hoje em dia, sites falsos costumam copiar toda a estrutura de sites famosos e a gente nem percebe que está num site diferente quando acessa. Existe uma lista de sites desse tipo já reportada no tópico da Lista de sites falsos de grandes lojas na Internet !)

      2.2 - Acesse o site do Whois e coloque no campo "Faça sua consulta" o endereço copiado no passo anterior.

      2.3 - Ao informar corretamente o domínio do site, aparecerão diversas informações sobre a autoria do mesmo. O ideal (mas não indispensável) é que ele esteja no nome da empresa que você está comprando, uma vez que o domínio tem o nome da loja e pode tranquilamente ser registrado em um CNPJ.

      2.4 - Anote o número do CNPJ ou CPF que aparece nas informações buscadas.

      2.5 - Acesse site da Receita Federal e pesquise sobre o número obtido. Caso seja um CPF clique aqui ou caso seja um CNPJ clique aqui. Ao fazer a pesquisa no site da receita federal, você terá importantes informações sobre a empresa, como: o estado dela ( se está ativa ou inativa ), data de criação dela, ramo de atuação, local de registro, razão social, etc..​
    Informações sobre o resultado da busca:
    • Nem sempre a razão social é exatamente o nome do site da loja. Isso não significa que ela não é confiável. Podem haver variações, uso de iniciais da empresa, etc..
    • A Atividade Econômica principal é importante para você definir se a empresa realmente é do ramo de comércio varejista.
    • A situação cadastral da empresa deve estar ATIVA.
    • Desconfie se o logradouro dela for diferente do declarado no site. Não se apegue ao DDD exposto no site, uma vez que a central de atendimento pode estar em um endereço diferente do registrado pela empresa, porém, a maioria dos sites costumam citar a sede, seja no rodapé ( junto com o CNPJ) ou em algum link institucional, onde descrevem a história da mesma.
    3 - Uma ligada nunca é demais

    Geralmente os sites possuem telefones de contato que podem ser úteis para uma ligação de confirmação dos dados com as pesquisas feitas nos pontos anteriores. Outra forma de verificação é acessar os sites: Telelistas, GuiaFácil e 102Bsuca e pesquisar o nome do site ou a razão social.

    4 - Pesquisa no PromoForum

    Como somos um site 100% dedicado ao e commerce brasileiro, não custa nada tentar pesquisar sobre a loja a nossa área de Sites Nacionais e, caso não encontre um tópico referente a loja que deseja, basta cria-lo e provavelmente algum outro usuário que tem alguma informação sobre a loja irá te ajudar.

    Espero que gostem e compartilhem outras formas de verificação de confiabilidade.[/JUSTIFY]
     
    #1 Daniel, Novembro 21, 2014
    Última edição: Dezembro 16, 2014
  2. Daniel

    Daniel Administrador
    Moderador

    Mensagens:
    952
    Likes:
    126
    A BlackFriday está se aproximando e vários artigos sobre o assunto surgem. Um deles, muito interessante foi postado hoje pela revista Exame que vale muito a pena a atenção.

    O site lista 449 lojas online que você deve evitar na Black Friday. Se os sites devem ser evitados na BlackFriday, definitivamente não existem motivos para serem usados fora desse período do evento, portanto, é uma referencia importante de lojas para ter muita cautela nas compras, independente da época do ano.
     
  3. Daniel

    Daniel Administrador
    Moderador

    Mensagens:
    952
    Likes:
    126
    O ponto frio vem divulgando o seguinte comunicado:

    upload_2014-12-18_15-47-15.png

    Eles traduzem um pouco de algo que precisa ser seguido por TODOS os sites e consumidores. Percebam que sempre existe o nome "pontofrio.com" no final de qualquer site ou email, livre de outros nomes, traços ou pontos.

    Comprar na internet é seguro. Basta saber o que está fazendo :)
     
    #3 Daniel, Dezembro 18, 2014
    Última edição: Dezembro 18, 2014

Compartilhe